Cloud

IPaaS

Você já ouviu falar no termo IPaaS?

Junto com a computação em nuvem veio um conjunto de novos termos e conceitos. Entre eles estão os mais conhecidos, SaaS (Software as Services) , PassS (Plataform as Services), IaaS (Infraestrutura como Serviço), IPaaS e outros. Não vou descrever cada um deles, porque não é meu objetivo hoje, caso queira entender melhor, o pessoal da Lampda faz uma boa explicação. Entretanto, dentre todos eles o modelo a qual melhor se vislumbra o futuro da nuvem eu acredito que seja o SaaS, ou no velho e bom “português“, Software como Serviço.

Em suma, é basicamente trazer toda a facilidade e conforto ao usuário, normalmente é necessário escolher somente alguns parâmetros e apertar o play. E em poucos minutos você pode ter o poder de processamento de grandes datacenters, sentado na poltrona de casa. Basta ter um cartão de crédito ativo(rsrs). Tirando um pouco o exagero, a ideia é mais ou menos essa, com alguns cliques é possível ter disponível a qualquer pessoa centenas de serviços e tecnologias, sem que necessariamente você precise entender como tudo isso funciona por trás. E caso você precise de mais mais capacidade, muitas vezes basta deslizar um botão.

IPaaS

Seguindo essa tendência, de disponibilizar o maior conforto aos usuários. Grandes players do mercado vem investindo cada vez mais em criar soluções que se adequem a esse modelo. A Informatica, um das empresas líders em soluções de Gerenciamento de Dados. Foi uma das pioneiras a implementar o modelo IPaaS, quando o termo ainda nem exisitia. O IPaaS(Integraion Plataform as Services) ou Plataforma de Integração como Serviço, é basicamente uma subcategoria do SaaS. E traz toda a facilidade desse modelo, para as ferramentas de integração de dados.

Criar, integrar e gerenciar dados e aplicações vem ficando cada vez mais fácil e o mercado tem crescido rápido. A alta demanda para substituição dos atuais datacenters locais e licenciamentos perpétuos, vem sendo substituído por um modelo de subscrição e pago pelo consumo. O mercado de IPaaS tem crescido tanto que nos últimos anos, que a Gartner criou uma análise e um quadrantes especialmente para essa categoria. Entretanto, segundo a própria Gartner, IPaaS é  “..um conjunto de serviços em nuvem que permite o desenvolvimento, a execução e a governança de fluxos de integração que conectam qualquer combinação de processos, serviços, aplicativos e dados locais e baseados na nuvem, individuais ou em várias organizações. ”

Gartner Magic Quadrant IpaaS 2019(fonte)

Além disso, traz consigo um novo conceito para integração. Até então somente era visto como soluções que rodavam em datacenters locais. De tal forma que, devido ao grande volume de dados existe ou existia, a necessidade de ser processado em ambientes locais. Essas soluções, apesar de, possibilitar a customização, normalmente requerem o mínimo de desenvolvimento e trazem uma IDE 100% visual. Dessa maneira, não será necessário digitar uma linha de código, em outras palavras, é possível criar desde o mais simples processo de integração de dados até a mais complexa integração entre sistemas e não será necessário programar.

Informatica IICS(Intelligent Cloud Services)

A Informatica, é atualmente líder em 5 quadrantes mágicos, e também foi eleita a melhor solução de IpaaS de 2019. Como resultado, isso inclui, não só as ferramentas de integração, bem como, o gerenciamento de APIs, Hub, Governança, Qualidade de dados, MDM, Soluções de segurança da informação e etc.. A Informatica, vem trabalhando para que até o fim do ano esteja disponível na plataforma, o IICS(Intelligent Informatica Cloud Service) praticamente todas as soluções, que atualmente estão disponíveis on-premises.

Data Integration Flow
Interface de desenvolvimento do Intelligent Data Integration

O IICS utiliza toda a infraestrutura em nuvem da Informatica para disponibilizar aos usuários uma solução robusta, simples, intuitiva e eficiente. E para aqueles que ainda possuem receio ou restrições de levar seus dados para a nuvem, a Informatica através do Secure Agent mantem seus dados no ambiente on-premises em todas as etapas de construção dos fluxos de integração. Com esse componente, em nenhum momento os dados deixam seus datacenters e o ambiente em nuvem.

Agent
Arquitetura do Secure Agent – Dados permanecem no nos ambientes locais.

Biz e a cloud.